lgpd

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma nova regulamentação brasileira que discorre sobre os procedimentos em relação a tratamentos de dados pessoais. Seu objetivo é garantir que as pessoas físicas sejam donas de seus dados e tenham pleno controle sobre tudo o que terceiros fazem com eles. Com a criação da lei, o Brasil entra para o grupo dos 120 países que possuem legislação específica para proteção de dados pessoais.

Principais dúvidas

A Lei foi aprovada no Brasil em 2018 e entrou em vigor em 18 de setembro de 2020. Por força da Lei n.º 14.010/20, as sanções poderão ser aplicadas a partir de 1° de agosto de 2021.

A lei institui novos direitos aos titulares de dados pessoais. Em muitos casos, é necessário coletar o consentimento do usuário para o tratamento de seus dados para fins específicos, como por exemplo, o oferecimento de ações comerciais personalizadas. Além disso, o titular precisa ter pleno acesso e estar ciente a todo momento sobre os tratamentos realizados com seus dados.

É considerado tratamento de dados pessoais quaisquer usos de dados que impliquem coleta, gravação, conservação, elaboração, modificação, consulta, utilização, bloqueio ou exclusão de informações, assim como os compartilhamentos de dados que resultem de comunicações, consultas, processos e transferências.

Todas as empresas que possuem dados pessoais sob sua responsabilidade serão afetadas, com exceção dos casos previstos em lei.

 

Consentimento

Sobre os consentimentos que afetam os clientes do BRB:

A partir do início da data de vigência da lei, o cliente poderá alterar seus consentimentos através do Telebanco, SAC, agências, chat e e-mail, conforme contatos disponíveis na aba “atendimento”.

Precisaremos dos consentimentos dos clientes para dar continuidade aos seguintes tratamentos:

– Envio de comunicações comerciais gerais ou adaptadas ao perfil do cliente, a respeito de produtos, serviços e promoções oferecidos pelo grupo BRB;

– Envio de comunicações comerciais a respeito de seguros;

– Compartilhamento de dados com o grupo BRB e outros fornecedores necessários para a concretização de operações.

Ao consentir com os tratamentos de dados para finalidades específicas, o cliente permite que o BRB ofereça um serviço personalizado e que melhor atenda às suas necessidades, porém, o consentimento não é obrigatório. Caso opte por não fazê-lo, ainda assim o banco precisará manter seus dados para continuidade de produtos e serviços já contratados, e para cumprimento de obrigatoriedades legais.

Nesse caso, o cliente continuará recebendo comunicados gerais, porém, esses não serão personalizados, visto que não estarão adaptados às suas necessidades.

 

Sobre os direitos

Quais direitos o cliente tem sobre seus dados?

A Lei foi aprovada no Brasil em 2018 e entrou em vigor em 18 de setembro de 2020. Por força da Lei n.º 14.010/20, as sanções poderão ser aplicadas a partir de 1° de agosto de 2021.

A lei institui novos direitos aos titulares de dados pessoais. Em muitos casos, é necessário coletar o consentimento do usuário para o tratamento de seus dados para fins específicos, como por exemplo, o oferecimento de ações comerciais personalizadas. Além disso, o titular precisa ter pleno acesso e estar ciente a todo momento sobre os tratamentos realizados com seus dados.

É considerado tratamento de dados pessoais quaisquer usos de dados que impliquem coleta, gravação, conservação, elaboração, modificação, consulta, utilização, bloqueio ou exclusão de informações, assim como os compartilhamentos de dados que resultem de comunicações, consultas, processos e transferências.

Todas as empresas que possuem dados pessoais sob sua responsabilidade serão afetadas, com exceção dos casos previstos em lei.

 
Contato do Encarregado de Dados
(Data Protection Officer)

Enviar e-mail para: dpo@brb.com.br

Tire Suas Dúvidas

Veja abaixo as dúvidas mais frequentes. Caso não encontre o que está procurando clique no botão abaixo e acesse nosso FAQ.

Para abrir sua conta basta baixar o aplicativo na loja virtual de seu smartphone ou tablet e seguir as instruções. Após isso, você fará parte do banco da maior torcida do mundo! Criamos um passo a passo para você:

1) Baixar o app Nação BRB Fla;

2) Selecionar a opção “Abrir conta”;

3) Informar seu nome e CPF;

4) Aceitar o Contrato Único e a Política de Uso e Privacidade;

5) Informar o seu telefone celular;

6) Inserir o código recebido por mensagem em seu celular;

7) Informar o e-mail principal, confirmando-o conforme solicitado na sequência;

8) Informar o número do CEP da residência;

9) Preencher os campos complemento e número, após o app exibir a primeira parte do endereço (logradouro);

10) Fotografar seu documento, preferencialmente a Carteira de Habilitação;(Obs:– o sistema está preparado para reconhecer RG ou Carteira de Habilitação (original);– documentos emitidos há mais de 10 anos podem ser recusados por dificuldade de identificação;– na hora de fotografar seu documento, use um local que sirva como fundo neutro;– retire o documento do plástico, para evitar reflexos ou sombras;– fotografe um lado de cada vez, conforme o aplicativo solicita (primeiro a frente, em seguida o verso) – nada de focar o documento de longe: certifique-se de que os dados estão visíveis. Se você olhar na tela do celular e não conseguir ler o que está no documento, o sistema também não vai conseguir;– o app fotografa sozinho quando enquadra a foto.)

11) Permitir que o aplicativo acesse fotos e vídeos;

12) Tirar uma “selfie”;(Obs:– o app dispara a foto automaticamente após centralizar o rosto no pontilhado verde.– na hora de tirar a sua selfie, procure um lugar claro. Não fique com um foco de luz atrás de você, isso tornará o seu rosto escuro, impossibilitando comparar os seus traços com a foto do documento.)

13) Cadastrar a senha de acesso ao app (8 dígitos);

14) Cadastrar a senha de movimentação financeira (6 dígitos) – essa será sua senha do cartão/conta;

15) Permitir o acesso à localização do app;

16) O app informará que o cadastro está sendo enviado para validação. Em breve, você receberá confirmação de abertura da conta via e-mail e push e já pode começar a movimentar sua conta!

Após a confirmação da abertura da conta, no primeiro acesso ao app Nação BRB FLA, você poderá solicitar um cartão de crédito e débito clicando em “Selecionar meu cartão de crédito” ou poderá solicitar um cartão apenas com a função débito clicando em “Quero somente débito”.

Caso nenhuma dessas opções seja exibida no app após você realizar o primeiro acesso, significa que não houve aprovação de limite de crédito para cartão, sendo emitido, automaticamente, um cartão de débito, modelo Mais Querido.

Assim que emitirmos o número do cartão de crédito, a aba ‘cartões’ do app vai atualizar para mostrar as informações do produto (limite / data de vencimento…).

Importante destacar que cartão apenas com a função débito não é exibido no app Nação BRB FLA ou no Portal de Serviços Nação BRB FLA

Abra sua conta, Nação

Aponte a câmera do celular para o QR Code abaixo e você será redirecionado para a  loja de aplicativos do seu celular.

Aí é só baixar o app do Nação BRB FLA e abrir a sua conta.