segurança

fraudes e golpes

A informação é a melhor forma de prevenção
contra fraudes e golpes!

ligações

Caso receba ligações, mensagens ou e-mails suspeitos, supostamente realizadas/enviadas pelo Nação BRB FLA, preste atenção! 

O número de telefone 4000-1915 não realiza ligações para clientes.

O Nação BRB FLA nunca vai te ligar ou mandar mensagens solicitando:

  • Digitação ou fornecimento de dados pessoais, senhas e tokens;

  • O recolhimento de cartões bancários em sua residência, mesmo que inutilizados;

  • A instalação de aplicativos;

  • O acesso a links de sites, de aplicativos ou de mensagens.

tipo de fraudes

Existem outros casos em que você deve ficar atento:

  • Nunca abra e-mails/mensagens com links de contato de bancos, sorteios ou supostos arquivos que causem estranheza ou pareçam suspeitos.

  • Sempre confirme os dados do pagador e do beneficiário antes de pagar um boleto e, se houver divergência, não faça a transação.

  • Nunca aceite ajuda de estranhos quando estiver utilizando seu cartão ou aplicativo. Também não os deixe em posse de pessoas estranhas, nem que seja por pouco tempo.

  • Nunca entregue seu cartão para terceiros. Caso ocorra esta situação, sempre confira se o cartão devolvido é realmente o seu.

  • Ao realizar uma compra com seu cartão, verifique o valor antes de digitar a senha e confirmar a transação.

  • Desconfie de contatos por aplicativos de mensagem solicitando dinheiro, pagamento de boletos ou transferências. Ligue para o contato e confirme a identidade dele antes de realizar qualquer transação.

  • No caso de perda ou roubo do cartão, entre em contato imediatamente com a central de atendimento para solicitar o bloqueio/cancelamento.

O que fazer em caso de ser vítima de fraude ou golpe?

  • Entre em contato com o Nação BRB FLA (4000-1915 ou 0800 001 4090) o mais rápido possível, logo que identifique ter sido vítima. Você também pode registrar ocorrência policial para que as autoridades investiguem os fatos.

Importante

Registre ocorrência policial para que as autoridades investiguem os fatos.

Para registrar uma ocorrência, acesse o site da Delegacia Eletrônica – PCDF
ou procure a Delegacia mais próxima.

Exemplos de golpes/fraudes

Golpe do Falso Contato/Central Telefônica:

  • O criminoso entra em contato com o cliente, fazendo-se passar por funcionário do Banco, e informa sobre uma suposta transação financeira suspeita na conta da vítima.

  • Neste momento o criminoso pode solicitar informações bancárias, senhas de acesso à conta, a instalação de aplicativos ou até mesmo que o cliente realize movimentações financeiras legítimas com o pretexto de que serão estornadas posteriormente.

  • As justificativas que o criminoso pode utilizar para aplicar esse golpe variam bastante. Atenção sempre redobrada ao receber esse tipo de contato.

Os golpes mais comuns são:

  • O criminoso solicita que uma “simulação de pagamento PIX” seja realizada, com o objetivo de estornar a tal “movimentação suspeita”. Não existe simulação de pagamento PIX para estorno. Este foi um termo inventado para enganar as vítimas.

  • O criminoso solicita que a vítima instale um aplicativo, por qualquer pretexto. Este aplicativo permitirá que o criminoso acesse o aparelho/computador e obtenha todos os dados da vítima, além de possibilitar que ele faça movimentações financeiras por meio do aplicativo Nação BRB FLA.

  • Nunca informe as suas senhas, nem as digite nas teclas do aparelho telefônico, mesmo que o criminoso informe trabalhar na instituição financeira na qual você possui conta.

Caso receba uma ligação duvidosa, desligue e utilize outro aparelho para ligar para nossa central de atendimento
(4000-1915 ou 0800 001 4090). Informamos ainda que o 4000-1915 não realiza ligações para os clientes.

Golpe da Clonagem do WhatsApp

Existem outros casos em que você deve ficar atento:

  • A vítima recebe uma mensagem de um contato solicitando dinheiro emprestado ou envio de dados pessoais. Acreditando ser alguém conhecido, muitas vezes algum familiar, ela realiza a ação solicitada pelo criminoso. Na verdade, o “acesso do WhatsApp” desse contato foi roubado e, em muitos casos, nem ele sabe, pois, os criminosos são muito ágeis e acessam todas as conversas do WhatsApp com quem a pessoa se comunicou. Portanto, quem está pedindo dinheiro emprestado ou os dados, na verdade, é um criminoso.

  • Também ocorre este tipo de golpe quando o criminoso utiliza a foto de um contato conhecido para solicitar “favores financeiros”. Para isso, diz que trocou o número de telefone e que necessita de dinheiro para honrar compromissos, ou qualquer outro motivo, e assim aplicar os golpes.

  • Se algum de seus contatos está te pedindo dinheiro ou seus dados pessoais, ligue para este contato, preferencialmente via chamada de vídeo e tente entender a situação. Verifique se realmente é a pessoa que você conhece antes de transferir qualquer quantia.

  • Em caso de perda ou roubo do seu celular, comunique imediatamente o ocorrido à Central de Relacionamento pelo número 4000-1915. Tenha muito cuidado com abordagens por SMS, e-mail, WhatsApp, Instagram e nunca forneça dados pessoais.

O Nação BRB FLA não envia links solicitando dados cadastrais, senhas, foto do QR Code ou Token.

Proteja sua conta do WhatsApp por meio de verificação em duas etapas:

  • IOS: Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

  • Android: Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

Restrinja o acesso de sua foto no WhatsApp:

  • IOS: Ajustes > Conta > Privacidade > Foto do perfil > Apenas Contatos.
  • Android: Configurações > Conta > Privacidade > Foto do perfil > Meus contatos.
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Golpe do Motoboy

  • A vítima recebe uma ligação de uma pessoa se passando por um funcionário do Nação BRB FLA. Ele pede para confirmar uma compra que, na verdade, nunca aconteceu. O cliente não reconhece a compra e, então, o criminoso informa que o cartão foi fraudado, solicita a senha digitada, falada ou escrita, e pede para a vítima cortar o cartão, mas sem danificar o chip. Em seguida, o criminoso envia um suposto funcionário para recolher o cartão, e o cliente de boa-fé, entrega. Em posse do chip intacto e com acesso a todas as senhas, os criminosos realizam movimentações financeiras, que podem variar entre compras, transferências e outras transações.
  • O Nação BRB FLA nunca recolhe cartões bancários do cliente em sua residência, mesmo que inutilizados. Pedir que o cliente digite ou informe senhas também não é uma prática do banco. Caso precise descartar um cartão, destrua-o completamente, cortando o chip ao meio, e nunca o entregue a ninguém. Em caso de dúvidas, ligue para 4000-1915 ou 0800 001 4090 solicitando o bloqueio do cartão e dos acessos à conta.

Golpe do QR Code

  • Passando-se por um funcionário do banco, o criminoso liga para a vítima e questiona sobre supostas transações financeiras realizadas em sua conta. Então, solicita que o cliente informe a senha, digitada ou falada, para realizar tentativa de cancelamento das supostas movimentações. Também informa que o cliente deve ir a um terminal de autoatendimento do BRB para liberar o dispositivo e finalizar os estornos. O criminoso orienta a vítima a tirar uma foto do QR Code na tela do terminal de autoatendimento e a enviá-la por Whatsapp. Em seguida, o criminoso realiza a leitura do QR Code e repassa para a vítima o código que deve ser digitado no terminal de autoatendimento para liberar o dispositivo que ele havia cadastrado. Assim que o cliente procede com a liberação do dispositivo do criminoso, o golpe se concretiza.

    O Nação BRB FLA nunca solicita token ou QR Code via WhatsApp ou por qualquer outro meio. Jamais tire foto da tela do terminal de atendimento. Nunca envie foto do QR Code ou código pelo WhatsApp. Em caso de suspeitas, verifique o extrato da sua conta, entre em contato com nossas centrais telefônicas.

Golpe do Phishing

  • O phishing é um dos tipos de fraude mais difundidos e tem causado grande prejuízo ao sistema bancário. Os criminosos criam sites falsos, que imitam os dos bancos e, por meio de técnicas de engenharia social, induzem o cliente a acessá-los e a fornecer seus dados bancários e informações pessoais.

  • A mesma técnica também é utilizada para criar sites falsos de grandes lojas de comércio on-line, onde capturam dados de cartões e informações pessoais.

  • De posse das informações e dados capturados, os criminosos realizam operações financeiras, como compras, pagamentos, transferências, documentos falsos, entre outros.

  • As páginas falsas são divulgadas por meio de mensagens eletrônicas (e-mail, SMS, redes sociais etc.) ou em sites de busca (como Google, Yahoo, Bing).

  • O site do Nação BRB FLA nunca deve ser acessado utilizando sites de buscas ou por links recebidos por mensagens ou SMS. Digite o endereço https://nbf.brb.com.br de forma completa em seu navegador, e fique atento às páginas seguintes e a qualquer dado estranho que seja solicitado.

  • Navegando na internet de forma atenta e segura, é possível prevenir-se dos golpes mais comuns.

Golpe do Site/Link Falso

  • Na internet, criminosos usam diversas técnicas para induzir as pessoas a revelar informações como senhas, número do cartão de crédito, CPF, número de contas bancárias, entre outros dados. Eles enviam e-mails falsos ou que direcionem a websites falsos, e é assim que o golpe se concretiza: a vítima digita todos os seus dados, acreditando se tratar de um e-mail ou site oficial e seguro.
  • É importante lembrar que o Nação BRB FLA não envia links por e-mail, SMS ou WhatsApp. Se você receber mensagens desse tipo, desconfie. Esses links podem conter vírus cujo objetivo é roubar suas informações pessoais e/ou bancárias.

  • Evite clicar em links: acesse o site do Nação BRB FLA digitando https://nbf.brb.com.br na barra de endereços do navegador.

  • Desconfie de links com promoções “milagrosas”, eles podem ser uma isca ou cilada para coletar seus dados, infectar seu computador ou aplicar golpes.

  • Mantenha o sistema operacional de seu computador, tablet ou celular sempre atualizado e instale programas antivírus. Nunca use redes de internet wi-fi desconhecidas ou de locais públicos para efetuar transações bancárias.

Golpe do Boleto

  • Páginas de sites falsas são criadas para atualizarem/emitirem boletos. Geralmente, elas são acessadas após pesquisa nos sites de busca, como Google, Yahoo e Bing. Ao entrar nessas páginas falsas, a vítima acaba digitando dados pessoais e imprime um boleto, que pode até parecer verdadeiro, mas é impresso com linha digitável diferente e não correspondente ao boleto que a vítima deseja pagar.

  • Quando o boleto é pago, o valor é repassado para a conta e/ou banco pertencente a outra pessoa. Também pode acontecer da vítima gerar o documento por meio de um computador infectado, onde um “malware”, criado para essa modalidade de golpe, altera a linha digitável e, quando o boleto é pago, faz com que os valores sejam repassados para conta de terceiros e não do verdadeiro beneficiário.

  • Sempre que efetuar o pagamento de um boleto emitido pelo Nação BRB FLA, identifique se os três primeiros números da linha digitável são os do Banco: 070.
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  • Os canais de atendimento do Nação BRB FLA sempre informam os dados do banco, do beneficiário e do pagador do boleto, sempre verifique, na tela de conferência do pagamento, se há divergências nestes campos, se alguma informação não estiver correta, não pague. Entre em contato com o emissor do boleto.

  • Toda vez que precisar emitir uma segunda via de boleto, faça a operação pelo aplicativo Nação BRB FLA. Se receber ligações ou mensagens informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie. A empresa e o banco já têm os seus dados, por isso, nunca passe informações pessoais por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens.

Golpe do Falso Leilão

Lembre-se, leiloeiros não possuem CNPJ,
isso é proibido pelo Decreto nº 21.981/1932.

Quando se tratar de leilão, nunca realize pagamentos para parceiros ou empresas intermediárias.

  • Os criminosos enganam os consumidores com anúncios de automóveis com preços bem abaixo do mercado, em sites de leilões falsos, com simulações de disputas de lances que fazem a vítima acreditar ter conseguido arrematar o automóvel interessado. Em seguida, o criminoso solicita que seja realizado o pagamento para liberação do bem arrematado, no entanto, o automóvel nunca é entregue.

  • Nunca realize cadastro em sites de leilões sem antes pesquisar se o tal este possui um leiloeiro registrado na junta comercial do Estado. Todo leilão é realizado somente por leiloeiro, empresas podem ser utilizadas apenas para divulgação e suporte.

  • Pagamentos de leilões são feitos única e exclusivamente para o leiloeiro. Portanto, se solicitarem pagamento de outra forma, desconfie. As exceções são os leilões judiciais, que podem solicitar pagamentos para conta jurídica.

Golpe do Falso Anúncio de Mercadoria

  • O criminoso cria anúncio falso em páginas do Instagram, Facebook, OLX, entre outros, ou “rouba” uma conta de Instagram/Facebook para inserir anúncios falsos de mercadorias. A pessoa interessada é atraída pelo anúncio e entra em contato pelo Whatsapp do criminoso, requerendo mais informações sobre a mercadoria. O criminoso presta todas as informações solicitadas pela potencial vítima. Por fim, diz que está vendendo a mercadoria para um familiar ou amigo. O golpe se concretiza quando o comprador transfere o dinheiro para o criminoso, por meio de contas de terceiros.

  • A mesma tática de golpe também é empregada no falso anúncio para venda de veículo, onde os criminosos utilizam anúncios de terceiros para negociar veículos usados ou seminovos. O objetivo do golpe é clonar anúncios reais e receber o pagamento do comprador interessado pelo veículo.

Fique atento para não cair nesse golpe:

  • Prefira negociar sempre com o próprio comprador/vendedor. Evite intermediários!

  • Desconfie de ofertas muito atrativas, se você for o comprador.

  • Vendedor colocou preço abaixo do mercado e o comprador negociou? Desconfie.

  • A transferência do veículo deve ser realizada em um cartório. Somente faça uma transferência do valor no momento da assinatura do documento (comprador). Somente faça a transferência do veículo com a confirmação do seu banco de que o dinheiro está na conta (vendedor).

  • Quando receber uma transferência bancária, sempre confirme com o seu banco se o dinheiro está em sua conta.

Abra sua conta, Nação

Aponte a câmera do celular para o QR Code abaixo e você será redirecionado para a  loja de aplicativos do seu celular.

Aí é só baixar o app do Nação BRB FLA e abrir a sua conta.